Operação Verão Marinha do Brasil | Se liga, você é o Capitão! Operação Verão Marinha do Brasil | Se liga, você é o Capitão!
Portal do Governo Brasileiro

Se liga, você é o Capitão!
Google+

Será realizada, na maior parte do território nacional, entre os meses de dezembro a março, a Operação Verão, a cargo dos Comandos de Distritos Navais, em suas respectivas áreas de jurisdição.

Em algumas Regiões, devido às peculiaridades locais, como na Amazônica e no Centro Oeste, a Operação Verão será realizada em períodos distintos. No Rio de Janeiro ela se estenderá até abril.

A Operação promoverá, antes e durante sua realização, ações educativas e de orientação sobre segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, em marinas, iates clubes, colônias de pesca e outros locais de concentração do público-alvo.

A fiscalização do tráfego aquaviário será intensificada nas áreas de maior concentração de embarcações em todo o País, com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes no litoral, rios e lagos, por meio de ações de Inspeção Naval, deslocando equipes e empregando o maior número possível de meios, de modo a verificar as condições gerais das embarcações, a habilitação dos condutores e da tripulação, o seu material de salvatagem e do eventual excesso de lotação, entre outros aspectos.

Serão também realizadas inserções no rádio, na televisão e na mídia digital com chamadas e informações sobre o tema.

É importante destacar que o principal responsável pela segurança é o condutor da embarcação, com a colaboração dos tripulantes e passageiros, e a participação das marinas, iates clubes e banhistas. A Marinha do Brasil, por intermédio dos Agentes da Autoridade Marítima, realiza um significativo esforço de fiscalização e emprega intensamente os recursos humanos e materiais em prol de uma atividade náutica mais segura.

Confira a lista das Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências distribuídas em todo o Brasil, no site www.dpc.mar.mil.br. Aproveite e envie suas denúncias e contribuições diretamente para as autoridades envolvidas. Consulte, também nesse site, as principais Normas da Autoridade Marítima, dicas e “mandamentos” de segurança, a animação interativa sobre as regras para evitar colisões e outras informações de interesse.

A sua contribuição é muito importante para o sucesso da Operação. Participe e ajude.